O médico do esporte avalia e realiza o tratamento de lesões em atletas.
A Traumatologia do Esporte na Ortopedia envolve o acompanhamento e tratamento de lesões relacionadas com a prática de atividades físicas, sejam estas agudas ou crônicas, como fraturas, danos ligamentares e de cartilagens, luxações e tendinites, entorses e lesões de todo tipo nos esportistas.
As lesões decorrentes das atividades esportivas de modo geral envolvem os músculos, tendões, cápsula e ligamentos articulares e os ossos nos mais diversos graus de comprometimento, afastando o atleta de suas atividades esportivas.
Dr. Salvador Pantoja trabalha na orientação, prevenção, cuidado e reabilitação desses esportistas, seja utilizando os tratamentos convencionais, seja realizando cirurgias modernas minimamente invasivas ou de alta complexidade.


Lesões mais comuns em praticantes de esportes:
Fratura por estresse
Lesão decorrente da utilização excessiva do osso, que, não suportando a pressão, sofre uma fissura. Os ossos das pernas e dos pés são os mais sujeitos a fraturas por estresse.
Cãibra
Contração muscular involuntária que acontece quando há uma atividade física intensa. O paciente sente fisgada no músculo e dor na região.
Entorse
É provocado por uma excessiva distensão dos ligamentos e das demais estruturas que garantem a estabilidade da articulação. Pode ocorrer devido a movimentos bruscos, traumatismos, má colocação do pé ou um simples tropeço.
Contusão
Resultado de um forte impacto em qualquer parte do corpo, pode causar lesão nos tecidos moles da superfície, músculos, tendões ou ligamentos articulares.
Luxação
Ocorre quando uma força violenta atua direta ou indiretamente numa articulação, empurrando o osso para uma posição anormal. Embora, de forma leiga, possa ser apontado como algo simples, às vezes é mais grave do que uma fratura.
Estiramento e distensão muscular
Ambos ocorrem devido ao alongamento excessivo do músculo, mas em locais diferentes: enquanto o estiramento acomete as fibras musculares, a distensão pode ser definida como uma lesão na junção músculo-tendínea ou no tendão.
Tendinite
Inflamação do tendão, em consequência da repetição excessiva de movimentos. Muito comum em atletas que estressam demais alguma articulação, pode ser confundida com bursite. Jogadores de tênis e golfe, assim como nadadores, estão mais sujeitos a tendinites nos braços e ombros.
Bursite
Trata-se da inflamação de uma bolsa sinovial, saco membranoso revestido por células endoteliais cuja função é evitar o atrito entre duas estruturas – por exemplo, tendão e osso ou tendão e músculo – ou proteger as proeminências ósseas.
Lombalgia
Conjunto de manifestações dolorosas que acometem a região lombar. Bastante frequentes e normalmente negligenciadas pelos pacientes, as lombalgias podem ser consideradas uma das campeãs de queixas em consultórios de médicos do esporte. Existem diferentes tipos, como hérnias de disco e traumas nos discos vertebrais, que podem surgir em pontos específicos da coluna.
Obedeça ao seu corpo
Se antes da prática esportiva você sentir uma dor, não treine no sacrifício, porque a tendência é piorar ainda mais o seu problema.
Quando isso acontecer, diminua a intensidade e duração dos exercícios, faça uma avaliação médica e reduza as suas chances de sofrer com a exaustão.