top of page

Sinovite no Joelho
A sinovite é uma resposta inflamatória, podendo ser causada por lesões, artrite, infecções, ou doenças autoimunes. A inflamação leva a aumento do líquido sinovial, resultando em inchaço, dor e rigidez na articulação.
O que é Sinovite no Joelho?
A sinovite no joelho é uma inflamação da membrana sinovial e pode ser causada por lesões, como entorses ou estiramentos, artrite, infecções, sobrecarga repetitiva ou outras condições inflamatórias.
A membrana sinovial, ou simplesmente sinóvia, é um tecido conjuntivo, ou seja, um tipo de estrutura biológica que recobre as articulações sinoviais do corpo humano, como o joelho. Esse tipo de membrana está presente nas articulações que precisam de movimento para exercer suas funções.
Ela produz e excreta o líquido sinovial, responsável por lubrificar e nutrir as cartilagens articulares, reduzindo o atrito durante o movimento.
A sinovite está diretamente associada ao derrame articular, podendo ser de causa inflamatória, como reumatismo ou artrite, ou por trauma, como uma entorse.
Tipos de Sinovite no Joelho
Basicamente, temos alguns tipos mais comuns de sinovite que afetam o joelho:
Sinovite Artrítica
É uma condição na qual a membrana sinovial que reveste a articulação do joelho fica inflamada como consequência de quadros de reumatismo, desgaste cartilaginoso e atrito entre as estruturas. Também está muito associada a doenças como a condromalácia patelar ou artrite em geral.
Sinovite Traumática
Resultado de uma lesão, como uma entorse ou uma contusão no joelho, que leva à inflamação da membrana sinovial. Na grande maioria dos casos, está associada a derrame articular.
Sinovite Infecciosa
É causada por uma infecção bacteriana, viral ou fúngica que afeta a membrana sinovial das articulações. Essa infecção pode ocorrer devido à disseminação direta de microorganismos na articulação (artrite séptica primária) ou como resultado de uma infecção em outra parte do corpo que se espalha para a articulação (artrite séptica secundária).
Sinovite Reativa
É uma condição na qual ocorre inflamação da membrana sinovial como uma resposta a uma infecção em outra parte do corpo, geralmente no trato gastrointestinal ou geniturinário. Embora a sinovite reativa não seja causada diretamente pela presença de microorganismos na articulação, ela é desencadeada pela resposta imunológica do corpo à infecção.
Sinovite Vilonodular
Mais rara, é um tumor benigno do tecido sinovial do joelho. A sinovite vilonodular deixa a tecido sinovial do joelho com uma coloração marrom e não tem causas aparentes. Além de causar dores, ainda pode gerar derrame articular e limitação do movimento.
No geral, o tratamento é feito através de artroscopia, cirurgia minimamente invasiva, para retirada total do tumor. Porém, mesmo que a retirada seja total, as chances de recidiva são bastante grandes.
Sintomas da Sinovite no Joelho
Os sintomas das sinovites no joelho englobam uma série de manifestações que podem incluir dor na região do joelho, que varia em intensidade, inchaço ao redor da articulação do joelho, rigidez ou dificuldade em movimentar o joelho, calor na área afetada, vermelhidão na pele sobre a articulação, e limitação de movimento, com dificuldade em dobrar ou esticar completamente a perna. Além disso, pode haver uma sensação de instabilidade na articulação.
A presença desses sintomas pode variar de acordo com a gravidade da inflamação da membrana sinovial e a causa subjacente da sinovite. Em alguns casos, outros sintomas associados à condição subjacente também podem estar presentes, como febre em sinovite infecciosa ou sintomas de doenças autoimunes em sinovite artrítica.
Tratamento da Sinovite no Joelho
Como a sinovite geralmente está associada também ao derrame articular, o tratamento visa drenar o líquido e reduzir a inflamação. O sistema linfático realiza a filtragem do líquido sinovial, removendo os resíduos da articulação e filtrando-os nos rins. Neste caso, o tratamento da sinovite do joelho inclui medicamentos e fisioterapia.
O tratamento da sinovite varia de acordo com sua origem. Em muitos casos, medidas conservadoras, como o uso de medicamentos, fisioterapia, repouso e compressas, mostram-se eficazes. No entanto, em situações mais complexas, a cirurgia pode ser necessária para resolver o problema.
Nos casos de lesões traumáticas, a sinovite pode ser tratada reconstruindo as lesões ligamentares, meniscais e de cartilagem através de cirurgia. Em casos de lesões tumorais, como na sinovite vilonodular, a remoção cirúrgica da sinóvia é comum.
Para sinovites decorrentes de condições como artrose, abordagens terapêuticas como fisioterapia e infiltrações articulares podem aliviar a dor, especialmente na fase aguda. Em casos de infecção, uma cirurgia para limpeza da articulação seguida de terapia com antibióticos é essencial. Um diagnóstico preciso é fundamental para orientar o tratamento adequado da sinovite no joelho, considerando a causa específica e as necessidades individuais do paciente.

bottom of page