top of page

Artrite Gotosa no Joelho (Gota)
A artrite gotosa é uma forma de artrite caracterizada pela deposição de cristais de ácido úrico nas articulações, causando dor intensa, inchaço e vermelhidão.
O que é Artrite Gotosa?
Artrite gotosa, também chamada de Gota, é uma doença reumática e inflamatória. A deposição de cristais de ácido úrico dentro das articulações desencadeia um processo inflamatório intenso causando artrite. O joelho é uma das articulações mais afetadas pela gota. Isso ocorre quando os níveis sanguíneos de ácido úrico estão elevados, condição chamada hiperuricemia. Crises frequentes de gota podem danificar a cartilagem do joelho, iniciando o processo de artrose.
A doença é mais comum em homens entre 40 e 50 anos, sedentários, com sobrepeso ou obesidade, e que consomem álcool regularmente. Mulheres raramente desenvolvem gota antes da menopausa, sendo sua prevalência mais comum após os 60 anos.
Indivíduos com níveis elevados de ácido úrico no sangue (hiperuricemia) podem desencadear crises de gota ao consumir bebidas alcoólicas, como vinho e cerveja, e/ou alimentos ricos em purinas, como carnes. Além disso, o uso de diuréticos, tratamento de quimioterapia, traumatismos e cirurgias também podem precipitar crises de gota em pessoas com hiperuricemia.
Sintomas da Artrite Gotosa
Os sintomas incluem dor, inchaço, rigidez articular e, em alguns casos, vermelhidão na articulação afetada. A dor geralmente se inicia durante a madrugada, podendo acordar o paciente, e é de início repentino.
Embora qualquer articulação possa ser afetada, a articulação mais comumente atingida na primeira crise é a metatarsofalangeana do dedão do pé, seguida pelo joelho. Além disso, os pacientes com gota podem desenvolver cálculos renais, que causam cólicas, e tofos - depósitos de ácido úrico sob a pele nos dedos, joelhos, pés, cotovelos e orelhas.
Tratamentos para Artrite Gotosa
A gota não possui cura definitiva. Pacientes com hiperuricemia podem enfrentar crises se os níveis de ácido úrico no sangue estiverem muito elevados. No tratamento agudo, o foco está em reduzir a inflamação e a dor no joelho, com medicamentos anti-inflamatórios, colchicina, injeções ou comprimidos de corticosteroide e compressas frias nas articulações afetadas.
A partir do momento que a dor foi controlada, medicamentos para controlar os níveis de ácido úrico no sangue podem ser prescritos, e o controle da alimentação também é parte integrante do tratamento.
Cerca de 80% do ácido úrico no corpo é produzido internamente, enquanto 20% provém da alimentação. Uma dieta para diminuir o ácido úrico deve ser baixa em proteínas e rica em vegetais, evitando alimentos como carnes, embutidos, frutos do mar, doces, refrigerantes e bebidas alcoólicas. Um nutricionista pode prescrever uma dieta personalizada para controlar a hiperuricemia.

bottom of page